quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1º Parte do Estudo Seres Espirituais Criados.

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE PONTA DELGADA
SÉRIE DE ESTUDOS BÍBLICOS
SERES ESPIRITUAIS CRIADOS
Rev. Dale Robson Silva
12/10/2010

INTRODUÇÃO – A verdade de que há uma ordem de seres celestiais totalmente distinta da humanidade e da divindade, que ocupa um estado exaltado acima da presente posição do homem caído, é o ensino de muitos textos da Escritura.
Apesar de a Escritura ter muito a dizer sobre os anjos, há, hoje em dia, uma negligência dessa doutrina que muitas vezes chega a ser uma rejeição.
Várias coisas têm contribuído para essa atitude. Primeiro, há adoração que os gnósticos prestavam aos anjos (Cl 2.18); depois vêm as especulações muitas vezes ridículas dos estudiosos da Idade Média que entre outras coisas se debatiam com questões tais como: “Como muitos anjos poderiam permanecer simultaneamente sobre a ponta de uma agulha (relação de anjos ao espaço); ou se um anjo poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo”; e finalmente, vem a crença exagerada em bruxaria dos tempos mais recentes.
No entanto, há muitas razões para se crer em anjos.
Esses seres celestiais são mencionados ao menos 108 vezes no Antigo Testamento e 165 no Novo Testamento.
O próprio Senhor Jesus disse muito a respeito dos anjos (Mt 22.30).
Depois, a evidência de possessão demoníaca e adoração a demónios em países pagãos. Paulo parece considerar a idolatria do mundo como adoração a demônios (I Co 10.20- 21). Temos ainda a prática do espiritualismo, da necromancia e a consulta de espíritos familiares (Dt 18.10-12; Is 8. 19-20). Por últimos, a obra de Satanás e dos espíritos maléficos, atrapalhando o progresso da graça em nossos próprios corações e a obra de Deus no mundo (Ef 6.12). É desse conjunto enorme de textos da Escritura, que podemos construir a doutrina sobre os anjos.
A designação anjos – seja mal´ak do hebraico do Antigo Testamento ou angelos do grego do Novo Testamento – significa “mensageiro”.
O termo “anjo”, em seu sentido literal sugere a idéia de ofício – o ofício de mensageiro, e não a idéia da natureza do mensageiro. Por isso é que lemos em Lucas 7.24: “tendo-se retirado os mensageiros” – no original, “anjos”……. Parece que, quando a Bíblia foi escrita, era tão comum que algum ser espiritual superior fosse divinamente enviado como mensageiro aos homens, que esse ser, com o decorrer do tempo, passou a ser chamado “anjo”, ou seja, “mensageiro”. É fácil, igualmente, perceber que a ordem de seres a que o mensageiro pertencia, veio também a ser chamada de “anjos”. O termo “anjo” sendo usado para designar um espírito que leva uma mensagem, também era empregado para descrever espíritos semelhantes, ainda que não fossem encarregados de transmitir mensagens. Dessa maneira, os exércitos celestes são chamados de “anjos” ainda que, talvez, relativamente poucos dentre seu vasto número se ocupam em entregar mensagens”.
Na verdade, podemos dar aos anjos a seguinte definição: Anjos são seres espirituais criados, dotados de juízo moral e alta inteligência, mas desprovidos de corpos físicos.
Portanto, em geral não podemos vê-los, a menos que Deus nos de a capacidade especial de enxergá-los (Nm 22.31; 2 Rs 6.17; Lc 2.13). São invisíveis nas suas atividades normais de nos guardar e proteger (Sl 34.7; 91.11; Hb 1.14), e de se unir a nós na adoração a Deus (Hb 12.22). Contudo, de quando em quando os anjos assumiam uma forma corpórea, aparecendo a diversas pessoas das Escrituras (Mt 28.5; Hb 13.2).
Nossa série de estudos se dividirá em: 1- Angelologia; 2- Satanologia; 3- Demonologia.

1 comentário:

  1. Graça e Paz; que Deus abençoe cada dia mais o Reverendo Dale Robson. você é uma benção!

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